Oiê, tudo bem?
Quero contar sobre um papo maluco-beleza que tivemos aqui em casa.
Esses dias o Theo, meu filho de 9 anos, estava querendo saber sobre o valor nutricional dos alimentos e aquelas tabelas que tem atrás do saco do pão. Ele viu que duas fatias daquele pão que ele estava na mão, tinham 28g de carboidrato. Expliquei algumas coisas mas só conforme ele ia perguntando. Para não confundir a cabeça da criança.
Então ontem, lendo o rótulo de uma barrinha de cereal mega integral, ultra orgânica e com sementes que eu nem sabia que existiam, vi que cada uma tinha 25g de carboidratos. Eu até já sabia mas acho que tinha esquecido.
A conversa que rolou quando eles chegaram da escola, enquanto eu ia preparando a mesa pro lanche da tarde, foi a seguinte:
– Theo, lembra aquele dia que a gente estava falando sobre os rótulos do pão?
– Lembro, mamãe, porque?
– Porque hoje eu me dei conta que uma daquelas barrinhas que o papai comprou para vocês levarem para escola nos dias de gym (educação física) é a mesma coisa que duas fatias de pão com manteiga.
– Quê?????????
– Juro. Pode ler lá nos rótulos já que tu gosta tanto de fazer contas, confere lá. (fofo, ele ama matemática e proporções)
– Mãe, eu não acredito que tu fez isso com a gente. – e o guri saiu para contar aos irmãos a novidade. Fiquei passada, só olhando.
– Vocês não acreditam, a mamãe nos deu barrinha ao invés de nos dar duas fatias de pão com manteiga!!!
– Como assim??? – disseram os outros dois.
– Como assim digo eu! Ué, que papo é esse? Vocês vivem dizendo que eu mando sempre a mesma coisa, fruta e comida quente no pote térmico, que inclusive são super variadas, cada dia uma fruta e um tipo de comida diferente…poxa vida!
– A gente adora a comida que tu faz mamãe, mas a gente tinha que saber disso antes, do pão e da barrinha, para poder escolher. – falou o líder do babado
Fiquei um pouco muda porque não tinha uma resposta rápida dessa vez.
Aí o Enrico, que tem 6 anos e que adora participar de polêmicas, se manifestou.
– É mamãe, não é justo com a gente. Levar coisa que não é saudável pra escola.
– Bala também não é saudável e toda sexta a mamãe manda, Enrico. E você gosta. – disse a minha ídola, Catarina, de 8 anos.
– Obrigada, Nina. – eu disse .
– Mas eu também preferia duas fatias de pão com manteiga, mamãe.
– Eu sei, gatinha, eu sei.
E a combinação foi que acabando aquela caixa de barrinha ia ser só pão com manteiga nos dias de gym.
E os 3 ficaram felizes para sempre.
E a culpa é sempre da mãe…inclusive da mãe nutricionista, que também não escapa.
* A culpa mesmo é dessa loucura de empacotados que aparecem na nossa frente e que nos convencem com rótulos lindos e saudáveis, que tudo bem esquecer o simples e gostoso. Se até eu me pego encurralada pela publicidade algumas vezes, fico imaginando o armário da cozinha das pessoas…
Ainda bem que as crianças estão aí para aprendermos com elas. Disso eu tenho certeza.
Um beijo e um abraço amanteigado,
Tina ; )