Oiê, tudo bem por ai?
Nesse post quero falar de duas dietas bem famosas atualmente. Explicar um pouco, dizer o que eu penso e tal.
Na verdade todas as novas dietas e as novas modas nesse assunto correm pro mesmo lado: retiram refinados, açúcares e limitam frutas e raízes . Quase sempre é por ai, com raras exceções. Só muda de nome. Que nem os rios. Pouquíssimos não correm pro mar.
A DIETA PALEO eu acho bem poética. Ela nos remete aos tempos das cavernas, nos mostra de onde viemos e porque estamos aqui. E entre muitos motivos, porque comemos os alimentos que a natureza nos deu e assim evoluímos. Caçar, subir nas árvores pra pegar frutas lindas, plantar mandiocas profundas e cenouras maravilhosas. De vez em quando um leitinho de uma vaca amiga, ali na teta mesmo. Mas sem levar o copo vazio com Nescau, claro.
Não tinha indústria, não tinha nada pra moer nem refinar, tinha que ir atrás do rango todo dia pra fazer valer o tanto de músculo que aparecia nas pernas. A geladeira seria invenção dos bisnetos dos tataranetos dos bisnetos dos tataranetos dos bisnetos dos tataranetos dos bisnetos dos tataranetos dos bisnetos dos tataranetos dos bisnetos dos tataranetos dos nossos tataranetos. E ainda põe nessa conta mais uns milhares de anos.
Ou seja, era outro tempo. Mas a teoria é muito legal, eu acho. Comer frutas, frutas oleaginosas (castanhas e sua turma), carnes (todas, gordas se assim preferir) ,ovos (de todos os bichos possíveis), legumes, tubérculos e verduras super dá. “Nutricionalmente” perfeito. Não acredito que muita gente consiga fazer isso todo dia por mais de uns 2 meses mas se for 2 a 3 vezes por semana, tá ótimo. Sem pegar pesado nas gorduras das carnes e sem mergulhar numa caixa de amendoim no final do dia, acho muito legal. Legal também seria gastar energia correndo no parque pra ficar ainda mais próximo dos nossos antepassados.
A DIETA LOW CARB, que é a bisneta da dieta das proteínas (já que foi adaptada várias vezes e incrementada outras tantas), acredito que seja mais fácil ou menos difícil de seguir. Ela vai bem na linha do que eu disse ali em cima “retiram refinados, açucares e limitam frutas e raízes”. Mais carnes, ovos,menos refinados, raízes e frutas controladas (demais engordam) e bastante consciência sobre o excesso terrível dos industrializados nas nossas vidas e que comprometem o nosso futuro.
Mas no presente momento, vejo um monte de gente reclamando que fura a dieta Low carb toda hora e que não emagrece tanto assim. Afinal de contas, Low Carb demais engorda de monte. Mas a teoria é quimicamente perfeita e ideal.
Não conseguir emagrecer ou não manter o peso perdido mesmo seguindo essas duas lindas e poéticas dietas, pode ter uma explicação na minha humilde opinião. Talvez não tenha ficado claro que não é porque um alimento tem mais proteína, menos açúcar, seja mais caro e mais natureba ou tenha mais XYZ e menos glúten, que ele emagrece. NADA emagrece, a não ser o conhecimento e a organização da rotina. E essa organização faz qualquer dieta bem orientada dar certo. Organização nas compras, nos preparos, nos congelados, na marmita, na cabeça, no amanhã. Porque nada é milagre e nada conquistado é fácil. Tem que suar a camisa, não tem jeito.
O que emagrece é comer menos, mesmo que seja um alimento cheio de predicados e sobrenomes. Seria bom nesses casos, de fome assassina no final do dia, se transportar pro Paleolítico, mas ainda não existe máquina do tempo.
Seria bom que a indústria de alimentos não nos enganasse tanto com rótulos encantadores.
Eu acredito que quem come qualquer tipo de farinha uma vez só por dia (tempos modernos, fazer o que…) e que compensa uma comilança de forma certa, vai emagrecer. E essas são duas coisas que podem entrar na rotina de todas as pessoas de bem. Não dói, não custa caro (muito pelo contrário), mantém o peso e ajuda a emagrecer.
Sabemos que o tempo não volta mas o futuro pode ser outra história.
Um beijo e não esquece de compensar amanhã a pizza de hoje,
Tina;)
Oi Tina!
Adorei o seu blog e seu artigo sobre dieta paleolítica e low carb.
Esses assuntos são de grande interesse meu, pois há alguns anos eu tinha uma vida totalmente desregrada no assunto nutrição e dieta e acabei tendo alguns problemas de saúde por isso.
Comecei a fazer algumas dietas até que cheguei na dieta paleo e eventualmente na low carb.
Hoje estou extremamente feliz com o ganho de saúde que consegui.
E pra falar a verdade, como você disse, nem é tão difícil assim.
Muito obrigada pelo ótimo conteúdo.
Eu que te agradeço o comentário, Helena.
Sim, verdade, nem é tão difícil desde que se queira enxergar a verdade das coisas, né?
um beijo e muita saúde pra ti
Tina
Adorei! Bem explicativo!
Que bom!! bjos
muito bom artigo valeu pelas dicas
Vou Compartilhar No Facebook
Obrigada, Lucas!