Tina Menna

"Fui gordinha (gorda, balofa) quando era criança. Emagreci entendendo como funcionava a coisa e me formei em nutrição faz mais de 18 anos. Nesse tempo, ensinei milhares de pessoas a emagrecer, apresentei programa de televisão e fiz muitas coisas legais, muitas mesmo. E não esqueci que era preciso me cuidar e manter meu peso pra não precisar fazer dieta de novo. Me mudei de cidade e de país mas nunca deixei de seguir os hábitos brasileiros, nunca deixei de comer arroz com feijão. Só parei de comer requeijão porque onde eu moro não tem... Te convido pra fazer parte da Tinalândia! Sei que posso te ensinar a emagrecer sem ter que te empurrar goela abaixo métodos esquisitos e receitas caras e difíceis de fazer. Prometo. Um beijo e um queijo (ou tofu), Tina : ) "

TORTA SEM FARINHA – Gostosura moderna com base de couve-flor!

Oiê, tudo bem?

Já faz um tempo que a couve-flor foi “descoberta” pra atuar, finalmente, como atriz principal. Ela, que era deixada de lado e muitas vezes xingada porque tinha cheiro de pum (coitada, santa injustiça), deu a volta por cima e mudou o rumo de sua própria vida. Ela é um exemplo a ser seguido, superação pura.(rs…)

É cada vez mais comum achar receitas na internet com base de couve-flor crua moída substituindo a maledeta da farinha. E fica bom, viu? De verdade.

Nessa receita, que é simples e rápida, você vai ver. E provar, literalmente.

Lá no meu canal do Youtube eu mostrei o preparo e dei umas dicas, clique aqui pra ver.

Os ingredientes e os detalhes você confere abaixo:

INGREDIENTES:

1 couve-flor crua, pequena, com as folhas verdes e tudo (não joga fora a parte verde, “pelamor”. É cheia de nutrientes.)

6 ovos (proteína de primeira linha)

2 copos de leite

1 xícara de aveia em flocos inteiros ou 1/2 xícara de aveia em flocos finos ou 1/2 xícara de farelo de aveia (se você quer diminuir mais ainda os carboidratos da receita)

1 cenoura grande ralada

500g de queijo muzzarela ralado em casa, na parte grossa do ralador

1 pitada de sal

1 colher de sopa rasa de fermento pra bolo

2 colheres de sopa de queijo ralado

Um pouco, bem pouco,  de azeite pra untar as formas (sai mais fácil)

 

COMO PREPARAR ESSA GOSTOSURA MODERNA:

No liquidificador ou com a ajuda de um mixer, bata a linda da couve-flor, os ovos e o leite até formar uma papa.

Então coloque a aveia, bata mais um pouco. O sal e o fermento podem ser misturados com uma colher ou um fuê.

Você pode escolher fazer em mini forminhas, daquelas pra muffins ou em forma retangular.

Ai é só untar um um pouco de azeite e polvilhar com um tiquinho de queijo ralado.

ou

Conforme eu fiz no vídeo, a primeira camada é da misturinha de couve-flor. Um pouco mais da metade do pote. Espalhe bem. Fica mole mesmo, não se assusta. Se for nas forminhas, duas colheres de sopa da misturinha são suficientes. No vídeo eu mostro bem isso.

Ai é a hora da cenoura ralada e depois do queijo.

E o restante da misturinha de couve-flor.

Um pouquinho de queijo ralado e vai pro forno que já deve estar aquecido a 180 graus. Deixa lá de 20 a 30 minutos se for na forma retangular. Se for nas formas pequenas de muffin, menos tempo, em média 20 minutos. O tempo de forno varia, mas fica de olho se dourou em cima e se cresceu um pouco.

O rendimento da forma retangular é de 20 pedaços, corte igualmente antes de servir. Essa é uma dica pra que os pedaços sejam sempre iguais.

Nas forminhas pequenas rende, em média 20 a 25 muffins.

Como eu falei no vídeo, é legal servir com salada mas também pode ser o acompanhamento de uma carne, peixe ou frango magros.

Dura até 4 dias na geladeira em potes bem tampado e não fica muito legal congelar, não…ficou meio borrachudo depois que descongelei, então não aconselho…

Ufa! Será que escrevi tudo que vcs querem saber? Se faltou alguma coisa, deixa aqui no comentário a tua pergunta que eu responso, tá? Ah, e não esquece de assinar o canal clicando aqui!

Um beijo e bom apetite,

Tina ; )

 

15 Comments

Deixe uma resposta