Tina Menna

"Fui gordinha (gorda, balofa) quando era criança. Emagreci entendendo como funcionava a coisa e me formei em nutrição faz mais de 18 anos. Nesse tempo, ensinei milhares de pessoas a emagrecer, apresentei programa de televisão e fiz muitas coisas legais, muitas mesmo. E não esqueci que era preciso me cuidar e manter meu peso pra não precisar fazer dieta de novo. Me mudei de cidade e de país mas nunca deixei de seguir os hábitos brasileiros, nunca deixei de comer arroz com feijão. Só parei de comer requeijão porque onde eu moro não tem... Te convido pra fazer parte da Tinalândia! Sei que posso te ensinar a emagrecer sem ter que te empurrar goela abaixo métodos esquisitos e receitas caras e difíceis de fazer. Prometo. Um beijo e um queijo (ou tofu), Tina : ) "

HAMBÚRGUER é bom e eu gosto!

Oiê, tudo bem?

Isso mesmo, adoro hambúrguer. Eu disse h-a-m-b-ú-r-g-u-e-r , não aquela melequeira que o coitadinho pode virar. Sim, porque tem gente que coloca tanta mostarda, catchup, maionese (ecs) e outras melecas verdes (que mais parece caca de nariz) e nem consegue saborear o artista principal.

Se for feito com carne boa, sem gordura, bem temperado e assado, dá pra comer sem culpa e sem achar que é uma comida “de rua”. E nessa crise ai, está mais que na hora de gastar menos e comer melhor, né?

Algumas vezes com pão e queijo, outras vezes só com salada e até acompanhando arroz e feijão. Pra qualquer idade, inclusive pra crianças. Vamos encher a saúde e o freezer com hambúrguer! Vamooooooooooooos! Let’s go?

Hoje coloquei no meu canal do Youtube um video de Como fazer hambúrguer (clique aqui) que eu e meu filho (que ama cozinhar, querido…) fizemos juntos. Também dei dicas bem legais sobre como congelar e descongelar.

Clique aqui pra ver o vídeo e anotar os ingredientes!

Ingredientes fáceis e deliciosos que você tem em casa mas se não tem é fácil de comprar. E vai custar menos do que ir na lanchonete:

1 kg de carne moída bem magra (patinho, alcatra, coxão mole ou duro ou outro corte magro que você preferir)

1/2 (meia) xícara de aveia em flocos finos ou farelo de aveia (ou uma misturinha desses dois)

2 ovos

1 colher de chá de sal

cheiro verde e cebolinha a gosto (eu usei quase meia xícara deles bem picadinhos)

1/2 (meia) cebola grande ou 1 média bem picadinha

1/2 cenoura ralada (opcional e legal)

E só.

Modo de fazer:

Misture tudo super bem, que nem o Theo fez ai no vídeo.

Ai coloque 2 colheres de sopa cheias numa tábua, amasse um pouco e modele com uma xícara. Rende de 10 a 15 unidades, depende do tamanho da sua xícara que vai modelar.

Retire com a espátula suavemente e coloque em forma levemente untada com pouco azeite ou com papel manteiga.

Leve pro forno pré aquecido até dourar um pouco. Não precisa virar. Se sair um pouco de água não se preocupe nem pense que deu errado. É a água da carne e da cebola, normal. Por isso coloquei um pouco de aveia, pra aumentar as fibras da receita e pra sugar um pouco essa água.

Estando pronto, ok, é só comer.

Asse só os que você e/ou sua família vão comer. O restante, ainda cru, embale do jeito que eu mostro no vídeo, e leve pro freezer. Dura até 3 meses lá congeladinho.

Pra descongelar, retire do freezer  umas horas antes de assar e deixe na geladeira, ainda enrolado no plástico. E então leve pro forno como descrevo aqui em cima, pra assar.

O congelamento preserva super bem nutrientes como a proteína, por isso é uma baita ajuda pra saúde aprender a congelar alimentos! A tia Tina está aqui pra te ensinar isso, tá?

Um beijo e bom apetite!

Tina ; )

3 Comments

Deixe uma resposta